[RECEITA] detergente caseiro para a máquina da loiça

 

     A nossa rua cheira a comida caseira, o sol bate nas janelas e os passarinhos piam nos beirais, gostava tanto de conseguir transmitir-vos esta paz... é como uma tarde de infância em casa dos avós, sabem? Não tarda volta tudo à azáfama do dia, à tarde de trabalho que ainda nos espera, aos miúdos que têm de se ir buscar à escola, às lides da casa... mas, por agora, respira-se fundo e abrem-se as janelas para melhor se ouvir a rua. Vive-se devagar.

     Foi neste embalo que me lembrei de vir partilhar convosco a receita do detergente para a máquina da loiça - sempre se ganha algum tempo para aproveitar devagar as horas de almoço que nos fogem, não é? 

2018-06-14 12.25.04 1.jpg


     O detergente é maravilhoso e depois de começarmos a usá-lo dissemos "adeus" às pastilhas de compra, lava tão bem quanto os outros e a máquina adora. Não é uma opção totalmente sem desperdício - vamos chamar-lhe detergente low waste, para ser mais honesto -, mas dura imenso tempo, é muito prático de se fazer e os ingredientes base dão para recriá-lo mais vezes, pelo que o desperdício é mínimo comparado ao que se gastava aqui por casa. Aqui vai:
 

     O que vão precisar

     1 chávena e 1/2 de Ácido Cítrico
     1 chávena e 1/2 de Carbonato de Sódio*
     1/2 chávena de Bicarbonato de Sódio
     1/2 chávena de Sal
     2 ou 3 gotas de óleo essencial (opcional, é só para dar um cheirinho bom)

*para fazer carbonato de sódio, basta colocar bicarbonato de sódio num pirex de vidro ou assadeira, espalhar em camada fina e levar ao forno, a 200ºC, entre 30m a 1h. Convém ir mexendo ocasionalmente com a colher de pau (vou confiar que já não têm colheres de plástico em casa 😂). É fácil perceber quando o bicarbonato vira carbonato, a textura muda ligeiramente, é só uma questão de estarem atentos. No meu forno, leva 1h.  

     Como fazer: 

     Colocar tudo num frasco hermético, fechar bem e agitar - "Ooh-whee, Marie, shake it, shake it for me”, pode ser a dançar - até ficar uma mistura homogénea. 
     Como substituto ao abrilhantador, podem usar vinagre branco. 


     E por aí, também costumam fazer os vossos próprios detergentes? Por aqui (ainda) só arriscámos este, todos os outros compramos a granel, ainda assim, não há nada que vinagre e bicarbonato não resolvam. Fica a dica! 

     Agora vão lá aproveitar a vossa hora de almoço 😊
     Beijinhos ♥︎